História:
O primeiro Charger foi apresentado oficialmente ao público em 1970, no salão do automóvel. Já como modelo 71, ele diferia dos demais modelos da linha pelo estilo agressivo e pela gama de opcionais oferecida, fazendo dele o esportivo mais cobiçado do país. Foram apresentadas duas versões do modelo: Charger (posteriormente denominado Charger LS) e o Charger R/T. O primeiro modelo era uma versão de luxo com um toque de esportividade. Oferecia de série: câmbio três marchas, direção hidráulica, podendo chegar a ter todos opcionais do R/T. O modelo R/T (road and track) oferecia o pacote completo, câmbio de 4 marchas, direção hidráulica, freio a disco, contagiros, rodas e acabamentos esportivos, e o mais forte motor fabricado no país: O 318-V8 com 215 cavalos. Este ganho de potência no R/T se dava graças ao aumento da taxa de compressão, de 7;5:1 (LS, Dart) para 8;4:1. Assim, havia um ganho nas acelerações e na velocidade final, que beirava os 200 km/h.
Em 72 a Chrysler consolidava sua presença no mercado de esportivos de série, e para se manter na frente, atualizou a sua linha: o Charger ganhou travas no capô, novo painel, novas lanternas traseiras, faixas cobrindo toda lateral e nova pintura na grade dianteira. Segundo a revista 4 Rodas: "não havia outro carro de série capaz de superá-lo em rodovias, ele era o carro mais rápido do Brasil". Havia euforia com o desempenho do carro, e logo todos perguntaram ao presidente da Chrysler se ele tinha planos para colocar o R/T nas pistas. Isto nunca aconteceu oficialmente, mas mesmo sem patrocínio da fábrica, alguns poucos proprietários e pilotos participaram de corridas com seus Dodge. Apesar de toda euforia por sua velocidade, toda a linha Dodge era criticada por ter um acabamento irregular, um problema crônico, solucionado parcialmente anos depois.Contente com as vendas, a Chrysler modificou o R/T novamente. Em 73 ele teria a maior atualização feita até então: sua frente agora era envolvida por uma moldura fazendo parte da própria carroceria, ganhava-se novo capô (semelhante ao Dart GTS norte-americano), novo acabamento interno indo dos bancos e painel ao forro de portas. Lanternas traseiras foram redesenhadas, com novo friso sob a tampa do porta-malas, e ainda, novas faixas laterais. Isso tudo o diferenciava bastante dos modelos anteriores, ele ficara mais atualizado do que nunca. Suas vendas alavancaram ainda mais, e logo as demais montadoras se sentiriam ameaçadas pelos Charger LS e R/T. A Ford preparava o Maverick GT apressadamente, e a GM estudava novas formas de veneno para o Opala SS 4.100. A Chrysler abusava nos comentários publicitários do modelo, chegando a dizer que "carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira", tudo, é claro, para deixá-lo no patamar mais alto de sua categoria. Nas ruas ele já era um sucesso, seu elevado preço e o uso necessário da gasolina azul conferia status imediato ao seu proprietário.
Para 74 ele se transformava num dos carros mais atuais do país. Oferecia novas faixas laterais, novas rodas esportivas, novas cores e a inédita, até então, transmissão automática com alavanca no assoalho. Outras novidades na parte mecânica também eram oferecidas. Surgia a ignição eletrônica, que deixava o carro regulado por mais tempo, oferecendo também melhor desempenho. Mudava-se também o motor de arranque nos modelos de cambio mecânico, que finalmente deixava de fazer o barulho de reduzido (considerado irritante para muitos). Comparativos eram feitos entre o Charger R/T e o recém lançado Maverick GT. Os números se assimilavam sempre, com pequena vantagem do Charger nas provas de acelerações. Os dois revezavam ano após ano o título do "carro mais rápido do Brasil". Apesar de toda essa euforia, acontecia a primeira crise do petróleo. Com a gasolina aumentando de preço, as montadoras logo sentiram-se ameaçadas. O Charger teve suas vendas estabilizadas, chegando a decair no final do ano. Ainda assim não faltavam comentários sobre ele.
Fonte: www.dodgenews.com.br/
Original do jogo:
Dodge Charger R/T 76:
Comercial do Dodge Charger R/T
FICHA TÉCNICA:
Autor:Autobahn
Substitui o:cheetah
Nossa avaliação:EXCELENTE
(Créditos das fotos do Dodge:Autobahn)
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